GRANDES MULHERES

Tu em poesia TAQUARI - RS
105 0


Como você gostaria de ser lembrada?


Todo mês um grupo de voluntários do Vale do Taquari se reúne para proporcionar um dia de cuidado um pouco diferente aos moradores - idosos e pessoas com limitações físicas e mentais - na Comunidade Pella Bethânia, em Taquari/RS.


Cabeleireiros, manicures e pessoas dispostas a doar seu tempo e sua atenção para escutar o que eles têm para falar, compartilhar, desabafar enquanto passam por uma sessão de cuidados. Após isso, quem tem interesse é convidado a participar de uma sessão de fotos.


Nas outras edições foi um pouco corrido. Desta vez conseguimos nos organizar passando mais tempo com elas, sim, desta vez, fotografamos somente mulheres! Improvisamos um mini estúdio num quarto desocupado para poder proporcionar um pouco de mais privacidade a cada pessoa fotografada.


Quis escapar de registros breves e rasos. Queria saber quais eram as histórias junto às marcas de expressão que cada mulher carrega. Histórias de mulheres que trabalharam duro, que muito doaram de si para o cuidado de outros. Quando da chegada de guardar um retrato daquele dia, ou melhor, de toda uma vida, dirigi de modo que expressassem de que forma gostariam de ser vistas, de serem lembradas.


Muitas entrelaçaram as mãos em sinal de fé e gratidão por tudo que puderam realizar até então.

Foi uma honra mergulhar no universo de cada uma.


Deixo aqui um agradecimento aos colegas voluntários, em especial ao meu amigo Luiz Eugênio Gressler que me convidou para fazer parte deste projeto e que co-cria as sessões fotográficas, auxiliando a bolar a luz e os paranauês todos por trás dos bastidores extremamente importantes.

elderly woman expresses through tenderness and kindness look
poetic portraits of the elderly touching the soul
a look that penetrates the soul without asking permission
elderly woman expresses her gratitude for life when being photographed by the Brazilian photographer tati itat
Tati Itat retrata mulheres maduras de forma profundamente poética e sensível
Mulher que se acolhe e se ama em todo tempo sem restrição é fotografada por Tati Itat
all the strength and subservience of the elderly woman portrayed in a sensitive and impressive way by the lenses of Tati Itat
elderly woman honors her deceased brother with a handmade napkin made by him
fotografa gaúcha Tati Itat retrata mulheres maduras com muita sensiblidade e maestria
the elderly express their faith through poetic portraits that invades the soul
Tati Itat portrays mature women with great sensitivity
Retratos poéticos sobre grandes mulheres revelam o que é felicidade através do olhar e sensibilidade da fotografa gaúcha Tati Itat